EB de Outeiro - 3.º ano Biografia da Sophia de Mello Breyner Andresen

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu na cidade do Porto, em 6 de novembro de 1919. Viveu em Lisboa, onde estudou e tirou o curso de Filologia Clássica.

Sophia de Mello Breyner Andresen é considerada uma das poetisas e escritoras de livros para crianças mais importantes da Literatura Portuguesa, do século XX.

Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis.

Possui uma obra vastíssima, que inclui contos e obras poéticas. Alguns dos seus livros são inspirados nas suas próprias vivências durante a infância. Por exemplo, para escrever A Floresta a autora inspirou-se na quinta da avó onde costumava passar férias enquanto criança.

Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.

A sua obra está traduzida em várias línguas e foi várias vezes premiada, tendo recebido, entre outros, o Prémio Camões em 1999, o Prémio Poesia Max Jacob em 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão. 

Faleceu no dia 2 de julho de 2004, aos 84 anos, em Lisboa. Dez anos depois, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional. 

Na data em que se celebrou o seu centenário, 6 de novembro de 2019, é-lhe concedido o grau de Grande-Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada. 

Tem uma biblioteca com o seu nome em Loulé.

Fontes: https://www.portoeditora.pt/autor/sophia-de-mello-breyner-andresen/652

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sophia_de_Mello_Breyner_Andresen

Trabalho realizado por Margarida Gonçalves